HENRY

HENRY

É um projecto inovador de tecnologia portuguesa e conta com o know-how da Projecto.Detalhe.

HENRY é um projeto de tecnologia de jato de água que está a ser internacionalmente testada em aplicações subaquáticas, mais precisamente em mineração, engenharia offshore, limpeza subaquática, reparação de navios, estações de energia offshore, entre outras infraestruturas.

O HENRY está a ser desenvolvido pela Companhia de Equipamentos Industriais – CEI, a entidade líder deste projecto para o qual contribui com a experiência e conhecimento da tecnologia de jato de água. A Projecto.Detalhe aportará know-how em projetos industriais, nomeadamente nas áreas oil&gas, energia e mineração.

Além das duas empresas, o HENRY conta com os contributos de Entidades do Sistema Científico Nacional. Entre elas, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, a Universidade de Évora e o Laboratório Hércules, considerado um dos laboratórios mais bem equipados da Europa, a EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, o Cluster ValorPEDRA e o INESC Porto que trará a experiência na área da robótica marinha uma vez que a sua Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) já desenvolve métodos de posicionamento de alta precisão e navegação.

O desenvolvimento do HENRY passará por duas fases, como explicou a Administradora da Projecto.Detalhe Rosália Filipe, à SIC, no Dia Mundial do Mar, 26 Setembro 2013.

A primeira fase começou em Setembro e visa a criação de um protótipo, transportável em camião, que possa operar a 5 metros de profundidade e em meio submarino. A segunda inicia em Janeiro 2014 até Dezembro 2017 e consiste na construção de um equipamento que operará a 100 metros de profundidade.

“Queremos levar a tecnologia portuguesa a nível a internacional”

Rosália Filipe, Administradora Projecto.Detalhe, SIC Notícias

Veja aqui a entrevista.