Licenciatura em Tecnologias do Petróleo. Novas Oportunidades e Desafios

Home / Crónicas / Licenciatura em Tecnologias do Petróleo. Novas Oportunidades e Desafios

Licenciatura em Tecnologias do Petróleo. Novas Oportunidades e Desafios

Por Profª Doutora Raquel Duarte e Prof. Doutor Marco Marques (Docentes do Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Tecnologia do Barreiro)

 

Como qualquer profissional adoramos um bom desafio. Ter a oportunidade de colocar em funcionamento uma formação tão abrangente na área do Oil & Gas em Portugal constitui, sem dúvida, um desafio empolgante que nenhum profissional recusa.

O IPS, instituição de ensino ao qual pertencemos, localizado no distrito de Setúbal, onde se encontra o maior polo industrial de Oil & Gas em Portugal, proporcionou-nos tal oportunidade.

Esta ligação geográfica com o maior polo industrial de Oil & Gas em Portugal e a necessidade de formar técnicos em áreas relevantes para o desenvolvimento do distrito foi uma motivação natural para aceitarmos o desafio de desenvolver, juntamente com outros colegas da instituição, um curso de licenciatura em tecnologias do Petróleo.

Em 2015 conseguimos a acreditação desta formação por parte da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), o que nos permitiu iniciar as atividades letivas ainda este ano letivo.

Trata-se da primeira formação a nível da licenciatura criada no ensino superior público português, especializada nos ramos de Refinação e de Prospeção & Produção do Petróleo e Gás, com o intuito de dar resposta à crescente necessidade de recursos humanos qualificados nesta área no nosso país.

Dedicaremos todos os nossos esforços à continuação do sucesso desta nova formação, que procura dotar o país de profissionais com um perfil técnico adequado e promissor para este setor industrial, permitindo-nos assim contribuir para o desenvolvimento económico do país.